Agenda 21 Escolar/ CEJK

PROJETO COMPLEMENTAR: AGENDA 21 ESCOLAR
Daise Lopes Lima e Mário Sérgio Monteiro de Souza
Colégio Estadual Júlia Kubitschek (CEJK)

Introdução
O CEJK situa-se na Rua General Caldwell, 182, no centro do Rio de Janeiro. Atende a 24 turmas, sendo seis turmas para cada uma das quatro séries do ensino médio, totalizando 840 alunos. No primeiro segmento do ensino fundamental são 13 turmas, com um total de 350 alunos.
É um colégio de Formação de Professores que atuarão na Educação Infantil e nas séries iniciais do Ensino Fundamental.
Nas atividades pedagógicas estão previstas visitas e reconhecimento de locais culturais, através de parcerias com instituições público-privadas para a realização de atividades escolares e estágios. A Agenda 21 Escolar está inserida no Projeto Político Pedagógico: “Rio de Janeiro um jeito carioca de ser”.
Objetivos
*Sensibilizar a comunidade escolar para a defesa e conservação do patrimônio histórico, cultural e ambiental no desenvolvimento sustentável da sociedade.
* Inserir a Agenda 21 no PPP[1] .
* Mobilizar a comunidade escolar e entorno.
*Introduzir temática ambiental na escola em relação com a comunidade assim como com a comunidade do entorno, estimulando parcerias e a cidadania.
*Promover a sustentabilidade ambiental.
*Inserir a Educação Ambiental transversalmente, para promoção e fortalecimento da comunidade escolar.

[1] Projeto Político Pedagógico.
[2] LEI Nº 3325, de 17 de dezembro de 1999. Dispõe sobre a educação ambiental, institui a política estadual de educação ambiental, cria o Programa estadual de Educação Ambiental e complementa a Lei Federal Nº 9.795/99 no âmbito do Estado do Rio de Janeiro.
[3] Plano das Nações Unidas para o Meio Ambiente.


Parcerias
Centro Cultural da Justiça Eleitoral – Setor Educativo
Fiocruz
Fundação Parques e Jardins
Museu Histórico Nacional – Setor Educativo
Museu Nacional de Belas Artes – Setor Educativo
Rádio Livre /Jovem Pan – 1440 AM
Rádio Petroleira
Secretaria Municipal de Saúde/RJ - EDUCOM
SERLA
SESC Santa Luzia
Shering do Brasil
Supervia

Desenvolvimento
Para inserir e desenvolver os objetivos da Agenda 21 no Projeto Político Pedagógico do Colégio Estadual Júlia Kubitschek foram desenvolvidas as seguintes ações:
* Introdução da temática ambiental na escola de forma transversal estimulando o envolvimento de diferentes disciplinas, sua relação com a comunidade, através do desenvolvimento de parcerias e a prática da cidadania.
*Mobilização da comunidade escolar e seu entorno.
* Promoção do desenvolvimento local sustentável, a conservação dos recursos naturais e a melhoria das condições de vida da população, através de visitações, ativismo estudantil, palestras e atividades educativas dentro e fora da escola.





Resultados Alcançados
Através das ações desenvolvidas sensibilizamos e mobilizamos nossos alunos para as questões de cunho ambiental. Os resultados destas ações estão refletidos nas atividades realizadas com e pelos alunos e nas parcerias estabelecidas, como por exemplo:
* Jornal Integrado de Língua Portuguesa, Artes Visuais, Biologia e História.
* Murais Integrados de Língua Portuguesa, Artes Visuais e Biologia.
* Visitas integradas entre disciplinas e os parceiros institucionais.
* Acesso e divulgação do projeto e suas ações no CEJK pelos meios midiáticos.
* Para o ano de 2009, estão previstas oficinas sobre Educação Ambiental (Teoria e Prática) e Promoção da Saúde com parcerias do SESC/Santa Luzia, da Shering do Brasil, da Secretaria Municipal de Saúde/RJ núcleo EduCom e apoio da Coordenação de Educação em Saúde da SEEDUC/RJ abertas à comunidade escolar, grêmios estudantis e professores.

Considerações Finais
A Agenda 21 Escolar pressupõe a inclusão da temática ambiental na escola, sua relação com a comunidade e a inserção da educação ambiental nos projetos políticos pedagógicos escolares de forma transversal.
A agenda introduz a temática ambiental na escola e na comunidade do entorno ao estimular o desenvolvimento de parcerias e a prática da cidadania, a fim de promover o desenvolvimento local sustentável, a conservação dos recursos naturais e a melhoria das condições de vida da população. “
O projeto tem conseguido inserir e desenvolver os objetivos e ações da Agenda 21 Ambiental no Projeto Político Pedagógico do Colégio Estadual Júlia Kubitschek, acreditando que é através de uma ação educativa eficaz e comprometida que teremos a possibilidade de realizar um processo de conscientização da sociedade as suas concepções e relações entre o Homem e o Ambiente e as gerações futuras.
As ações desenvolvidas por este projeto têm se caracterizado por fazer com que a escola seja também o local de importância para um processo de conscientização da sociedade no sentido da construção de um mundo ecologicamente melhor e voltado para o desenvolvimento das questões que envolvem a cidadania e o desenvolvimento local sustentável.

Referências bibliográficas
Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais
para o Ensino Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997.
Brasil. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Brasília: MEC, 1999.
Hardoim, E. L. Uma conversa sobre preservação da Diversidade Biológica e o
compromisso com as gerações futuras. In: Projeto de Educação Ambiental-
PrEA.1ª ed.Cuiabá : Tanta Tinta, 2004, v.4, p. 81-94.
Krasilchik, M.; Marandino, M. Ensino de Ciências e Cidadania. São Paulo: Editora
Moderna,2004.
Barra, V. M. M. Tese de Doutorado: Exploração de necessidades sócio-educativas e
análise de modelos de programas formativos de educação ambiental com caráter experimental / UFPR-2000.

Agradecimentos
*Ao corpo discente e docente, as equipe técnica pedagógica administrativa e de apoio do Colégio Estadual. Júlia Kubitschek.
*Aos nossos parceiros institucionais.
*À nossa tutora Natália Collares, à Metropolitana X e às secretarias envolvidas na execução do Projeto Agenda 21 – Escolar.